7 Coisas para Eliminar e Aumentar seu Tempo e Energia em 50%

O que você faria com um aumento de 50% no seu tempo e energia? Mesmo um aumento de 10% já seria incrível. Se você tivesse 10% a 50% mais tempo e energia para cuidar de si mesmo, das pessoas que ama e dos projetos que importam, isso seria transformador.

Li sobre uma mãe que trabalhava e organizava seu tempo de forma tão rigorosa que sempre digitava 1:11, 2:22 ou 3:33 no micro-ondas em vez de 1:00, 2:00 ou 3:00, porque percebeu que apertar o mesmo número três vezes economizava segundos. Sem dúvida, ela tinha uma agenda lotada. Demais. Mas quanto tempo ela realmente ganhava? Em vez de economizar segundos no almoço, eliminar uma tarefa desnecessária da lista ou pedir ajuda em um projeto teria proporcionado mais alívio e um aumento significativo no tempo e na energia. Tentar fazer tudo ao mesmo tempo torna impossível aproveitar qualquer coisa.

Antes de simplificar minha vida, eu teria tentado implementar essa estratégia de 1:11, porque também estava determinada a fazer tudo. Em vez de dizer “não” com mais frequência e fazer menos, eu recorria a truques de produtividade que, na minha cabeça, me permitiriam fazer mais. Isso se tornou um mau hábito. Eu continuava dizendo sim, acumulando tarefas e ficando para trás. Eu media meu valor pelo que conseguia realizar. Se você já usou sua lista de tarefas ou agenda como um boletim para avaliar sua autoestima, sabe do que estou falando. Porque simplificar a vida não significa apenas organizar a casa. Significa também limpar sua lista de tarefas, sua agenda e seus “sim”.

Comprometer-me demais e sobrecarregar meu tempo levou a uma exaustão completa. Eu estava em um ciclo constante de fazer muito, me esgotar, ficar doente e mal me recuperar antes de começar tudo de novo. Todos os dias, pouco a pouco, desperdiçamos nosso tempo e energia ao dizer sim sem considerar cuidadosamente quanto tempo e energia temos disponíveis. Pensamos que, só porque podemos fazer mais uma coisa, devemos fazer mais uma coisa. Mas será que devemos?

O segredo não tão secreto para um aumento no tempo e na energia é simplesmente dizer não com mais frequência.
Dizer não nem sempre é fácil, especialmente para pessoas gentis, generosas, que agradam os outros e estão acostumadas a dizer sim para tudo (ou seja, a maioria de nós). Geralmente, estamos dispostos a nos sobrecarregar em termos de tempo, energia e até saúde para não correr o risco de decepcionar os outros.

  • Sim, vou cumprir o prazo.
  • Sim, vou encontrar você para um café.
  • Sim, vou preparar um jantar maravilhoso para a família.
  • Sim, você pode pegar minhas ideias.
  • Sim, vou te levar ao aeroporto.
  • Sim, vou atender aquela ligação.
  • Sim, vou fazer aquilo.
  • Sim, vou responder a todos os e-mails e mensagens.
  • Sim, vou reagir a tudo que me irrita nas redes sociais.

A lista continua (e continua). Para dicas sobre como dizer não quando você quer dizer não, leia isto.


7 Coisas para Eliminar e Aumentar seu Tempo e Energia em 50%

No espírito de dizer não com mais frequência para um aumento significativo no tempo e na energia, aqui estão sete coisas para eliminar (ou dizer não) da sua vida. Você não precisa cortar todas de uma vez ou todas ao mesmo tempo. Comece devagar e observe como abandonar cada uma delas começa a liberar tempo e dar mais energia para o que mais importa para você.


1. Diga não a ficar acordado até tarde

A autora Laura Vanderkam diz que dormir cedo é a forma dos adultos dormirem até mais tarde. Eu acordo cedo, não importa a hora que durmo, então priorizo ir para a cama cedo. Sem 7 a 8 horas de sono por noite, não me sinto bem. Se você quer ver um aumento na energia, observe sua rotina de sono. Se dormir mais cedo o aproximar dessas 7 a 8 horas, diga não a ficar acordado até tarde. Às vezes, isso significa abrir mão de “fazer tudo” ou recusar um convite para um jantar ou evento que começa tarde. Na minha experiência, quase sempre vale a pena.


2. Pare de provar quem você é pelo que você faz

Fazer mais coisas não faz de você uma pessoa melhor. Faz de você uma pessoa cansada. A parte exaustiva não é apenas fazer as coisas, mas também medir a si mesmo e demonstrar aos outros. Isso está nos drenando de tanto tempo e energia.


3. Liberte-se do seu telefone

Às vezes, quando seguro meu telefone, sinto minha energia sendo sugada. Sei que rolar a tela, checar notificações e tudo o mais que o telefone permite não me dá um aumento de tempo ou energia. Na verdade, geralmente é o oposto — totalmente exaustivo. A melhor maneira de cortar o vínculo com o telefone é estabelecer limites de tempo e espaço, ou seja, áreas livres de telefone. Esses espaços podem ser um local, como seu carro ou mesa de jantar. Ou podem ser blocos de tempo. Por exemplo, reserve um tempo sem telefone logo de manhã e coloque-o no modo silencioso das 7h às 19h.


4. Escolha não se importar

Como você reage quando as coisas não saem como você quer? Ficar chateado e frustrado consome muita energia. Antes de cair em uma espiral de frustração que se transforma em estresse e ansiedade, reflita. Pergunte a si mesmo o que realmente está incomodando. Em seguida, faça uma lista de soluções possíveis, pessoas que podem ajudar e o que você pode fazer para aliviar a frustração.

Quando você se sentir frustrado ou decepcionado, pode encontrar alívio ao aceitar a realidade da situação e seguir em frente? Essa “reflexão” exigirá uma pausa e uma análise do que você está contribuindo para a situação. Como diz Byron Katie: “Não é o problema que causa nosso sofrimento; é nosso pensamento sobre o problema.”


5. Saia da armadilha da comparação

Todos conhecemos o ditado: “A comparação é a ladra da alegria”, mas esquecemos que a comparação também rouba tempo e energia. Sua vida tem muita beleza e potencial para ser desperdiçada em comparações. Com prática, você pode substituir a comparação pela gratidão. Aprecie o que você tem e quem você é, e incentive o melhor para todos ao seu redor. Uma das minhas citações favoritas é de Erica Cook: “Não estou interessada em competir com ninguém. Espero que todos consigamos.”

Comparar é apenas competir em silêncio. Sempre haverá uma circunstância melhor (ou pior) para comparar, mas raramente isso muda sua situação. A comparação só muda como você se sente sobre sua situação.


6. Corte a necessidade de velocidade

Logicamente, pensamos que, se pudermos nos mover mais rápido, podemos fazer mais e talvez até ter tempo e energia para o que realmente queremos fazer. Provamos para nós mesmos que isso é uma mentira repetidamente, porque, quanto mais rápido vamos, mais erros cometemos e mais estressados e cansados ficamos. Sem mencionar que perdemos os pequenos momentos da vida que tanto desejamos aproveitar. Em vez disso, desacelere e aproveite sua vida.


7. Importe-se menos com o que os outros pensam

Importar-se menos com o que os outros pensam é a forma definitiva de autocuidado. Não significa que você se importa menos com os outros, apenas que começará a confiar mais em si mesmo. Suas decisões sobre sua vida não agradarão a todos, e tudo bem. Tentar agradar o tempo todo continuará a drenar seu tempo e energia.


Conclusão

Não estou sugerindo que qualquer uma dessas mudanças seja fácil, e algumas podem estar fora do seu alcance hoje. Deixe-as ser um trabalho em progresso. Seja gentil consigo mesmo ao considerar essas mudanças e experimente para ver onde encontra os maiores aumentos de tempo e energia. Estarei aqui torcendo por você enquanto trabalho nelas também!


Deixe um comentário