Podemos Parar de Pedir Desculpas por Essas 10 Coisas Agora

Vamos parar de pedir desculpas por coisas pelas quais não precisamos nos desculpar. Entre nossa necessidade de agradar e a forma como fomos condicionados a nos desculpar excessivamente, não é surpresa que nossos pedidos de desculpas pareçam estar no piloto automático.

A bagunça vem em muitas formas, desde as coisas em nossas casas até os itens demais em nossas listas de tarefas. A bagunça também existe em como nos tratamos. Vamos parar de pedir desculpas porque é exaustivo e muitas vezes um lembrete silencioso de que não somos bons o suficiente. Nossos corações nos mostram o caminho, mas desculpas desnecessárias nos fazem questionar a conexão que temos conosco mesmos. Elas atrapalham a confiança em nós mesmos.


Vamos Parar de Pedir Desculpas por Essas 10 Coisas

Preste atenção em quantas vezes você diz “desculpe” em um dia e observe pelo que se desculpa. Quantas vezes você já pediu desculpas quando alguém esbarrou em você? E quando não está se sentindo bem? Já se desculpou por estar realmente doente? Um “sinto muito” sincero é poderoso. Um pedido de desculpas significativo pode reparar um relacionamento ou nos redirecionar quando estamos indo na direção errada. Diminuímos isso ao pedir desculpas por coisas que não deveríamos.


1. Pare de Pedir Desculpas por Cuidar de Si Mesmo

Quando você coloca sua saúde em primeiro lugar, pode servir e se conectar de um lugar que simplesmente não consegue acessar quando está exausto, doente ou cansado. Às vezes, sentimos que precisamos nos desculpar ou justificar nossas práticas de autocuidado. Desde ir para a cama cedo até tirar um tempo livre, dar uma caminhada no meio do dia ou incorporar práticas de autocuidado mais incomuns. Sentir-se culpado e pedir desculpas por cuidar de si mesmo não é cuidar de si mesmo. Boa saúde não é algo para se desculpar, então, por favor, faça o que é melhor para você.


2. Não Precisamos nos Desculpar por Ser Persistentes

Tenho trabalhado para conseguir que algo seja coberto pelo meu seguro de saúde, e em todas as inúmeras ligações que fiz para eles, para meus médicos e para a farmácia, não me desculpei por minha persistência, e não vou. Eles provavelmente estão cansados de me ouvir? Talvez. Isso significa que tenho que me desculpar? Absolutamente não.

Quantas vezes você começou sua persistência com um pedido de desculpas? Algo como: “Desculpe incomodar, mas estou acompanhando…” Na minha experiência, em quase todas as áreas da vida, temos que pedir o que queremos mais de uma vez. Não é porque os pedidos são irracionais, mas porque seu pedido é mais prioritário para você. Não leve a falta de resposta como um insulto pessoal.


3. Pare de Pedir Desculpas por Buscar Clareza

Ser curioso e considerar novas ideias e formas de criar, prosperar, amar e viver é uma bênção. Quando as pessoas rejeitam isso e fazem você se sentir como se precisasse se desculpar, lembre-se de que não é sobre você. Elas podem se sentir ameaçadas e com medo de que, se você mudar, possa pensar diferente sobre elas. Seja gentil em vez de se desculpar. Faça perguntas aos outros, questione seus próprios pensamentos. Não acredite em tudo o que vê na internet, nas notícias ou até mesmo em tudo o que pensa.


4. Não é Preciso se Desculpar por Dizer Não

Um dos motivos pelos quais nos sentimos culpados ao dizer não é que estamos tão acostumados a fazer de tudo para não decepcionar os outros, mesmo que isso signifique nos decepcionar a nós mesmos. O confronto também não é divertido para a maioria de nós, então, em vez de dizer não, dizemos sim, apenas para perceber o arrependimento e o ressentimento surgindo. Há alguns exemplos de como dizer não às pessoas aqui, mas o que não precisamos é de uma desculpa brilhante. “Não, obrigado.” ou “Obrigado por pensar em mim, mas vou recusar.” funcionam muito bem. Como sempre, menos é mais.

Quando você luta para dizer “não” porque associa seu valor a quantas coisas realiza, lembre-se de que fazer mais coisas não faz de você uma pessoa melhor, faz de você uma pessoa cansada. Seu valor, seu coração, sua essência, não estão conectados a quantos itens você riscou da sua lista de tarefas, quão limpa está sua casa ou quantos obstáculos você superou no trabalho. Reflita sobre a parte da sua vida que envolve “fazer mais”. Está funcionando a seu favor ou contra você? O que aconteceria se você desse um passo atrás?


5. Você Nunca Precisa se Desculpar por Ser Você Mesmo

Mudar seus hábitos, seu trabalho ou outras partes da sua vida é uma coisa, mas mudar quem você é para agradar alguém é como um pedido de desculpas silencioso por ser quem você é. Este mundo precisa que você seja você. Muitos de nós precisamos voltar a ser quem somos depois de anos tentando ser alguém diferente. Simplificar minha vida não mudou quem eu era, mas me deu espaço para voltar a ser eu mesmo. Ame quem você ama, goste do que você gosta e seja quem você é… sem pedir desculpas.


6. Você Tem o Direito de Mudar de Ideia

Manter-se firme apenas por manter-se firme não beneficia ninguém. As coisas mudam, tanto externamente quanto internamente. Quando nos apegamos para estarmos certos ou porque temos medo de mudar de rumo por causa do que os outros possam pensar, comprometemos a oportunidade de aprender e crescer. De coisas, ideias e projetos a compromissos, expectativas e metas, lembro-me de que não vou me apegar a algo só porque costumava pensar que era uma boa ideia. Talvez fosse, mas não é mais.


7. Não se Desculpe por Responder Lentamente

Estamos em 2025, na era da sobrecarga de informações. Você não precisa se desculpar por levar alguns dias para responder a uma mensagem de texto, ligação ou e-mail. Na verdade, se você demorar muito, receberá outro pedido (veja o número dois). Quantos de seus e-mails, mensagens de voz ou outras interações começam com “Desculpe por demorar a responder”, mesmo que tenha sido menos de um dia? Estamos fazendo o nosso melhor, não há necessidade de se desculpar. “Obrigado pela paciência” pode ser apropriado, mas, caso contrário, siga em frente.


8. Pare de Pedir Desculpas por Deixar Ir o que Não Serve Mais

Você decide o que é importante para você e pode deixar o resto ir sem pedir desculpas. Isso inclui coisas como: bagunça no armário, palavras duras que alguém disse a você e certos pensamentos que o impedem de aproveitar a vida. Você pode se desfazer de coisas que foram caras (você já não pagou o suficiente?) e coisas que foram uma pechincha. Como diz o ditado, se o preço é a melhor coisa sobre isso, não vale a pena. Especialmente quando você está cansado, estressado ou sobrecarregado, a resposta geralmente é… menos. Livre-se de algo, de muitas coisas.

Deixar ir as coisas é um processo, é claro. Algumas dessas coisas carregamos por tanto tempo que esquecemos como é gloriosa a leveza que vem de carregar menos. Ao me desfazer das coisas, durmo melhor, rio mais e abro meu coração para o que está esperando por mim no mundo. É um alívio liberar as coisas que eu estava arrastando, ou talvez elas estivessem me arrastando.


9. Está Tudo Bem em Sentir Seus Sentimentos

Por que nos desculpamos tão facilmente quando choramos? Sentir e expressar esses sentimentos é apenas sermos humanos. Esse pedido de desculpas pode vir de condicionamento cultural ou traumas passados. A vulnerabilidade de nossos sentimentos não apenas nos conecta, mas também nos cura. Está tudo bem. Se isso parece um problema mais doloroso para você, considere buscar apoio adicional de um especialista em saúde mental.


10. Manter Limites Não é Algo para se Desculpar

Se você precisa estabelecer limites para seu bem-estar mental e/ou físico, faça isso. Não se preocupe com quem pode ficar chateado. Essa parte não cabe a você. Você pode estar se desculpando porque se sente culpado por manter seus limites, mas, em vez de culpa, é provável que esteja sentindo desconforto. Brené Brown diz: “Ousar estabelecer limites é sobre ter a coragem de nos amarmos, mesmo quando arriscamos decepcionar os outros.” O mantra dela ao estabelecer limites é: “Escolha o desconforto em vez do ressentimento.” Se você não estiver disposto a experimentar o desconforto, pode acabar ressentido consigo mesmo ou com os outros por não ter recebido o que precisava.


Quando você parar de pedir desculpas por essas 10 coisas, pense em onde mais pode querer reduzir seus pedidos de desculpas. Ao ser mais cuidadoso com suas intenções e como e quando deseja se desculpar, você criará mais espaço no seu dia e no seu coração para conversas mais significativas, desculpas que importam e perdão para si mesmo e para os outros. 😊

Deixe um comentário